shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : 0.00 
Ver Carrinho Check Out

Notícia

Primeiros encontros de futebol – 1924

4 de Maio de 1924, no campo da Mata, realizou-se um desafio de futebol em que a AD Feirense foi derrotada pelo Lourosa por 2×1. É o primeiro registo de que há conhecimento de jogos efectuados pelo Feirense. No mesmo mês, na Vila da Feira, o Feirense recebeu e venceu a equipa do Lourosa, com resultado não apurado. Em 8 de Julho de 1924, a AD Feirense foi derrotado no campo do Lourosa por 4×3. Ainda no final de Maio de 1924, a AD Feirense foi derrotada no seu campo pela equipa do Paços de Brandão FC, por 7×1. Ainda em Junho de 1924, novamente um encontro entre o Lourosa e o Feirense, que terminou com um empate a três golos. Em 31 de Agosto de 1924, no Campo da Mata, na Vila da Feira realizaram-se dois encontros. Em primeiras categorias, a AD Feirense venceu o Lusitânia de Lourosa por 3×1. Os golos foram marcados por Constantino (dois) e Amorim (um). Nas segundas categorias, a AD Feirense empatou 1×1 com o Rio Meão.

Em 30 de Dezembro de 1924, Alcides da Silva Machado foi eleito Presidente da Direcção da ainda Associação Desportiva Feirense. O Dr. Paulo de Sá foi eleito Presidente da Assembleia Geral e o Dr. Benjamim de Brito Presidente do Conselho Fiscal. Para a Comissão Técnica foram eleitos Dr. António Moreira, Luis Cadillon e Luis Amorim.

No princípio de 1925, a AD Feirense organizou no Campo da Mata um festival em benefício da Banda dos Bombeiros Voluntários da Feira.

Mais tarde, no mês de Junho, a AD Feirense recebeu o SC Bustelo no Campo da Mata, tendo vencido por 3×0 e em Julho, no mesmo campo, o Feirense venceu o SC Cucujães por 3×1.

A 16 de Agosto de 1925, a Associação Desportiva Feirense deslocou-se a Souto, para inaugurar o parque de jogos, no lugar do Ferral, tendo vencido o encontro por 4×1. Jogaram pelo Feirense: Júlio Campos, Joaquim Magalhães, Alberto Andrade, Lino Campos, Domingos Ribeiro, Alcides Cadillon, José Pinto de Lima, António Figueiredo, Luis Amorim, Barracão e Eurico Menezes.

Em 1926 constituíram-se em nova Comissão, com o objectivo de adquirir um novo terreno com melhores condições para um novo campo, os feirenses Luis Amorim, Artur Bastos, Domingos Moreira, António Pedrosa e António Pena Gabriel. Conseguiram um óptimo terreno no lugar do Montinho, mais ao centro da então Vila da Feira, pertencente ao Sr. Adriano Simão. Além dos já mencionados, foram também obreiros deste desporto na Vila da Feira o Dr. Paulo de Sá, o Dr. Eugénio Cadillon, Alcides da Silva Machado e Aquiles Gonçalves.

Foi Presidente da Direcção do Feirense por diversos anos, o advogado da nossa comarca Dr. Eugénio Cadillon, auxiliado por António Lamoso e Alcides Cadillon.

Naquele tempo, o Feirense equipava com camisola vermelha e preta com listas verticais.

A colectividade foi redenominada, por volta de 1926, como Clube Desportivo Feirense.

In: “Breve História Cronológica do Clube Desportivo Feirense” por Luís Filipe Higino.