Feirense 3 – Braga B 1, Crónica
O Feirense recebeu e venceu o Braga B por três bolas a uma, em jogo da 34ª jornada da Segunda Liga, realizado no Estádio Marcolino Castro. Fabinho inaugurou o marcador aos 37 minutos, na conversão de uma grande penalidade, Menga empatou para os arsenalistas no início do segundo tempo mas, Luiz Phellype, com dois golos, estabeleceu o resultado final favorável ao Feirense por 3-1. Com esta vitória, a terceira consecutiva, os azuis subiram ao oitavo lugar da classificação, somando agora 53 pontos.
A equipa de Pedro Miguel entrou muito bem no jogo, pressionante, a jogar em toda a largura do terreno, fazendo a bola passar por todos os sectores. Nos minutos iniciais os azuis colocaram em sentido a defesa bracarense, criando alguns lances de relativo perigo para a baliza de Tiago Sá. Aos poucos, o jogo foi ficando mais equilibrado e os lances de perigo na área arsenalista foram escasseando, apesar do maior pendor ofensivo do Feirense. O Braga B apenas chegava à área fogaceira em lances de bola parada, mas sem causar grande mossa para o sector mais recuado dos azuis. Aos 36 minutos Fabinho, no lado esquerdo do ataque, faz um cruzamento rasteiro para o coração da área, Cafú de costas para a baliza, intercetou o cruzamento e ao rodar foi derrubado por Núrio. Carlos Xistra assinalou de imediato a grande penalidade que Fabinho se encarregou de converter em golo, colocando o Feirense na frente do marcador. Em período de descontos do primeiro tempo Barge apareceu solto no lado direito e fez um cruzamento longo para a área fazendo a bola passar a escassos centímetros da barra da baliza à guarda de Tiago Sá. Ao intervalo o Feirense vencia por uma bola a zero.
Os arsenalistas entraram melhor no segundo tempo e, aos 50 minutos, chegaram ao empate, por Menga, que aproveitou uma falha defensiva dos azuis para encostar para o fundo das redes do desamparado Makaridze. O Feirense respondeu de imediato ao golo sofrido, na sequência de um livre cobrado por Fabinho, e que Diogo Fonseca correspondeu com um cabeceamento que Tiago Sá segurou. Vendo a sua equipa sentir dificuldades para chegar à área contrária, o técnico Pedro Miguel fez duas alterações no mesmo minuto colocando em campo o ponta-de-lança Luiz Phellype, por troca com Fabinho, e Hélder Rodrigues para o lugar de Ouattara, procurando dar maior largura ao ataque. Com as alterações efetuadas no seu xadrez, o Feirense foi mais acutilante e, numa renovada lição de empenho dada pela equipa, instalou-se no meio-campo adversário, procurando com insistência o golo. Aos 78 minutos Hélder Rodrigues, isolado, viu o guarda-redes bracarense negar-lhe um golo que parecia certo. Quatro minutos depois, o recém-entrado Geraldo fez falta dura por trás sobre Jefferson e recebeu ordem de expulsão por parte de Carlos Xistra. O s azuis carregavam sobre o seu adversário e, aos 84 minutos, conquistaram nova grande penalidade, após o derrube pelas costas de Boly a Diogo Fonseca. Na sequência do lance Boly viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho. Na conversão do castigo máximo, Luiz Phellype não perdoou e fez o segundo golo para a sua equipa. Após o tento do Feirense, Menga viu o segundo cartão amarelo por protestos e deixou a sua equipa reduzida a nove jogadores. Em período de descontos, o mesmo Luiz Phellype, com um remate cruzado, fez o terceiro golo para o Feirense e o segundo na sua conta pessoal. Pouco antes do final do encontro, Cafú, dentro da área, serviu Rúben Oliveira que rematou ligeiramente ao lado.
Conferência de imprensa
“Uma vitória justíssima da melhor equipa, da equipa que teve maior ascendente durante os noventa minutos. Sofremos um golo caricato que não se pode sofrer em alta competição, na sequência dum lançamento lateral e que me deixou admirado quando vi a bola dentro da nossa baliza”.
Pedro Miguel, treinador do Feirense
“Pelo futebol que estas duas equipas praticam, deviam acabar o jogo de outra forma. Hoje tivemos azar mas não foi nas expulsões, mas sim em coisas que nós não controlamos”.
Abel Ferreira, treinador do Braga B
Segunda Liga
34ª jornada
Domingo, 15 | 15 horas
Estádio Marcolino Castro
Feirense, 3 – Braga B, 1
Feirense: Makaridze, Igor, Tonel, Henrique, Barge, Fabinho (Luiz Phellype, 61′), Rúben Oliveira, Jefferson, Ouattara (Hélder Rodrigues (61′), Diogo Fonseca (Cris, 90′) e Cafú
Suplentes: Paiva, Pedro Santos, Hélder Rodrigues, Tiago Jogo, Cris, Luiz Phellype e Micael
Treinador: Pedro Miguel
Braga B: Tiago Sá, Monteiro, Boly, Fábio Martins, Vukcevic, Oto´s, Sana, Agdon (Didi, 45′), Nuno Valente (Menga, 45′), Núrio, Osuchukwo (Geraldo, 77′)
Suplentes: José Costa, Menga, Rivaldo, Gonçalo, Geraldo, Didi e Fortes
Treinador: Abel Ferreira
Árbitro: Carlos Xistra
Assistentes: Nuno Pereira e Jorge Cruz
Ação disciplinar: cartão amarelo para Fábio Martins (14′), Cafú (17′), Fabinho (33′), Barge (47′), Núrio (49′), Menga (50’e 84′), Vukcevic (53′), Luiz Phellype (67′), Boly (69′ e 84′), Tiago Sá (89′)
Cartão vermelho direto para Geraldo (82′)
Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Boly (84′) e para Menga (84′)
Marcadores: Fabinho (37′ G.P.), Menga (50′) e Luiz Phellype (84′ G.P. e 90′)