Feirense, 2 vs Oriental, 2 | Crónica
Alma guerreira
O Feirense empatou a dois golos com o Oriental, em jogo da sétima jornada da Segunda Liga, disputado no Estádio Marcolino Castro. Makaridze foi expulso aos dois minutos e aos nove a equipa de Pepa já perdia por 0-2, com os golos do Oriental a serem apontados por Daniel Almeida, de penalti, e Fernando. Platiny, também de penalti, e Cris (que golaço!) deram cor à excelente recuperação dos fogaceiros, num jogo em que os comandados de Pepa deram uma lição de garra, luta e empenho, apesar de tantas adversidades.
O Feirense teve uma entrada verdadeiramente desastrosa no jogo, vendo-se muito cedo a perder por 0-2 e a jogar com menos um jogador, devido à expulsão do seu guarda-redes. Assim, aos dois minutos Makaridze derrubou Gilson na área e Luís Ferreira não teve duvidas a assinalar grande penalidade contra o Feirense e expulsar o guarda-redes fogaceiro. No entanto, o lance é precedido de falta do avançado do Oriental que, na disputa de bola, empurrou o guardião dos azuis. Na sequência do lance, Fabinho cedeu o seu lugar para a entrada do guarda-redes Otávio. Chamado a converter o castigo máximo, Daniel Almeida fez o 1-0 para a sua equipa. A equipa de Pepa acusou o golo e a expulsão e, apenas três minutos depois, sofreu o segundo. Fernando surgiu solto na área, no lado esquerdo, e atirou cruzado para o fundo das redes de Otávio. O Feirense foi reagindo e à passagem do primeiro quarto de hora dispôs de uma soberana ocasião para reduzir a desvantagem no marcador. Kukula, no lado esquerdo do ataque, tira um adversário do caminho, entrou na área e, junto à linha de fundo, driblou mais dois adversários e cruzou atrasado para o remate de Rúben Oliveira que levava selo de golo, mas a sorte bafejou a equipa do Oriental que viu a bola bater nas costas de um defesa e sair caprichosamente pela linha final. Mesmo sem deslumbrar, os comandados de Pepa nunca baixaram os braços, arregaçaram as mangas e foram em busca do prejuízo. Aos 36 minutos Barge disputou a bola com João Pedro à entrada da área e foi derrubado pelo defesa orientalista. Grande penalidade a favor do Feirense que Platiny, com categoria, se encarregou de transformar em golo. Os minutos finais do primeiro tempo foram de muita luta pela posse de bola, com os azuis a quererem chegar com rapidez à área contrária, mas a equipa do Oriental recorria com frequência à falta como forma de travar as intenções dos fogaceiros. Ao intervalo o Feirense perdia por 1-2.
No reatamento, Pepa assumiu o risco, tirou o defesa-central Carvalho e colocou o médio Cris, para tentar virar um resultado que lhe era desfavorável. Logo no primeiro minuto, Erivaldo ganhou na corrida a um adversário, correu isolado mas, perante Rafael Veloso, rematou ligeiramente ao lado. Na resposta, Tom, isolado no lado direito, serviu de bandeja Fernando, que apareceu completamente solto na área, teve tempo para preparar o remate mas Otávio foi gigante e fez uma grande defesa, no entanto, a bola sobrou para Tom que atirou para fora quando tinha a baliza deserta. Aos 59 minutos, numa jogada de insistência, Barge cruzou para o interior da área, a defesa do Oriental aliviou para a frente mas a bola sobrou para Cris que disparou um “míssil” que só parou no fundo da baliza de Rafael Veloso. Na resposta, Gilson surgiu isolado na cara de Otávio mas o remate saiu junto ao poste direito. O Feirense dava o tudo por tudo e aos 71 minutos Erivaldo esteve muito perto do golo, mas o remate saiu a rasar o poste. Com o passar dos minutos o ritmo de jogo foi baixando, fruto do cansaço que era notório nos jogadores fogaceiros, porque jogar 90 minutos apenas com 10 jogadores nunca é fácil, e durante 10 minutos a equipa de João Barbosa jogou mais no meio campo fogaceiro, criando neste período de tempo algumas situações de perigo junto da baliza de Otávio. Aos 89, num lançamento longo para as costas da defesa dos visitantes, Platiny ganhou a bola e correu isolado em direção à baliza adversária, o guarda-redes do Oriental saiu da área e derrubou o ponta de lança fogaceiro ainda no meio campo. Luís Ferreira deu ordem de expulsão ao guardião orientalista, que assim deixou a sua equipa a jogar com dez jogadores nos instantes finais do encontro. Sem possibilidade de fazer mais substituições, João Barbosa colocou na baliza o médio Tom. Do livre nada resultou. Apesar da insistência do Feirense nos minutos finais, o resultado não mais se alterou, tendo o jogo terminado com uma igualdade a dois golos.
Conferência de imprensa
“Tenho de realçar a grande vontade dos meus jogadores em, não só querer pontuar, mas em querer ganhar. Sabíamos que íamos correr riscos na segunda parte, mas era um risco assumido porque queríamos a vitória. Nos últimos dez minutos notou-se uma quebra física porque foram 90 minutos com menos um homem e sempre atrás dos três pontos”.
Pepa, treinador do Feirense
“Este empate sabe a derrota porque sabíamos as dificuldades que íamos encontrar aqui. Fico com um amargo de boca porque, depois de estar a ganhar por dois a zero, com mais um elemento em campo, notou-se uma falta de maturidade que foi crucial. Não fizemos o três a um e quem não marca, sofre, e foi o que aconteceu”.
João Barbosa, treinador do Oriental
Segunda Liga | Jornada 07
16 Setembro | Quarta-feira | 16 horas
Estádio Marcolino Castro
Feirense, 2 – Oriental, 2
Feirense: Makaridze, Ícaro, Carvalho (Cris, 45’), Nandinho, Barge, Semedo, Fabinho (Otávio, 4’), Rubén Oliveira, Erivaldo, Kukula (Emma, 67’) e Platiny
Suplentes: Otávio, Pedro Santos, Wei, Tiago Jogo, Cris, Vasco Rocha e Emma
Treinador: Pepa
Oriental: Rafael Veloso, Tom, Tiago Mota, Fernando, Amorim, Daniel Almeida (André Almeida, 66’), Henrique (Hugo Firmino, 62’), João Pedro, Hugo Grilo, Gilson (Valdo, 75’) e Júlio César
Suplentes: Rafael Marques, Sérgio Duarte, Valdo, Hugo Firmino, Pedro Mendes, André Almeida e Figo
Treinador: João Barbosa
Árbitro: Luís Ferreira (AF Braga)
Assistentes: Nuno Manso e João Silva
Ação disciplinar: Julio César (6´), Semedo (26’), Gilson (26’), Amorim (34’), Fernando (56’), Ícaro (74’)
Cartão vermelho direto para Makaridze (2’) e Rafael Veloso (89′)
Marcadores
0-1 Daniel Almeida (6’ g.p.)
0-2 Fernando, (9’)
1-2 Platiny (37’ g.p.)
2-2 Cris (59’)