Famalicão, 0 – Feirense, 1 | Crónica
VITÓRIA NA DESPEDIDA DE 2015
O Feirense venceu o Famalicão por uma bola a zero em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo A da Taça da Liga, disputado no Estádio Municipal de Famalicão. Apesar das dez alterações na equipa, o Feirense fez uma boa exibição e conseguiu uma boa vitória que o coloca no segundo lugar do Grupo A. O jovem guarda-redes Dele Alampasu foi uma das figuras do encontro, efetuando defesas de grau de dificuldade elevado, dando assim um importante contributo para o triunfo da sua equipa. Micael, aos 50 minutos, marcou o golo da vitória. Destaque também para os nove jogadores da formação do nosso clube utilizados neste jogo, abrilhantando ainda mais este triunfo.
O treinador do Feirense, Pepa, aproveitou este jogo para dar oportunidade aos jogadores com menos minutos de jogo, fazendo alinhar de início dez jogadores que têm tido pouco espaço nesta época. Do onze inicial apenas Serginho manteve a titularidade, destacando-se a estreia absoluta do guarda-redes Dele Alampasu em jogos oficiais com a camisola do Feirense. Do outro lado, o treinador do Famalicão, Daniel Ramos, apresentou, teoricamente, a sua melhor equipa fazendo apenas duas alterações em relação ao último jogo (Pedro Correia e Mauro jogaram no lugar de Chico e Diogo Santos). As duas equipas entraram no jogo com um ritmo baixo, dividindo os lances a meio campo, com as defesas a superiorizarem-se quase sempre aos ataques. Apesar de jogar com uma equipa “nova”, pouco rotinada, os comandados de Pepa mantiveram os seus princípios de jogo, jogando a toda a largura do terreno, sempre de pé para pé, com critério no passe, procurando chegar à área contrária com jogadas bem definidas, em contraste com o seu adversário que fazia uso do futebol direto, com lançamentos longos para as costas da defesa na tentativa de criar desequilíbrios. Os primeiros lances de perigo na primeira parte pertenceram ao Feirense. Aos 9 minutos, na cobrança de um livre, Serginho cruzou direto para a cabeça de Mika que atirou ligeiramente ao lado da baliza de Murta. Dois minutos depois foi a vez de Pedro Santos cabecear a escassos centímetros do poste esquerdo da baliza famalicense, na sequência de um canto cobrado por Serginho. Os jogadores fogaceiros eram competentes nos trabalhos defensivos e foi preciso esperar pelo minuto 31 para ver o primeiro remate do Famalicão com algum perigo. Numa jogada de insistência, Correia, dentro da área, ganhou a bola no lado esquerdo e rematou cruzado para uma defesa vistosa de Alampasu. A equipa de Daniel Ramos não conseguia entrar na área fogaceira e foi num remate de meia distancia que, aos 41 minutos, Mauro obrigou Alampasu a nova grande defesa. Em período de descontos, o guarda-redes santamariano voltou a brilhar ao negar o golo a Mércio que, após driblar dois defesas, atirou em jeito para uma boa parada de Dele Alampasu. Ao intervalo registava-se o nulo no marcador.
No reatamento o técnico Pepa lançou no jogo o avançado Kukula, por troca com Mika que se lesionou durante a primeira metade, passando o Feirense a jogar no seu habitual 4-3-3, sistema de jogo em que se sente mais confortável. Aos 50 minutos Tiago Jogo desmarcou Micael no corredor direito, o extremo ganhou as costas a um defesa contrário e na cara de Murta não perdoou atirando para o fundo das redes, inaugurando assim o marcador. Apenas três minutos volvidos, Emma correu solto pela esquerda, entrou na área e rematou cruzado para uma excelente defesa de Murta , valendo depois Jorge Miguel a desviar para canto a recarga do avançado fogaceiro. Sempre muito concentrados e bem organizados, os jogadores do Feirense iam impondo a sua qualidade, gerindo a vantagem e controlando as transições do Famalicão que eram, ainda assim, tímidas. Aos 72 minutos, Pepa colocou em campo Fabinho, por troca com Ñiguez, e o jovem médio fogaceiro, inteligente, possuidor de uma visão de jogo e qualidade de passe muito acima da média, ajudou a equipa a controlar o meio campo, mantendo o adversário longe da sua área. O Famalicão continuava a revelar sérias dificuldades para ultrapassar uma equipa do Feirense coletivamente muito forte e apenas conseguia chegar à baliza santamariana em lances de bola parada ou remates de longe. A equipa de Daniel Ramos apenas voltou a incomodar a defesa fogaceira nos instantes finais do encontro, mas o jovem guarda-redes Dele Alampasu voltou a mostrar qualidades e foi importante para segurar a vitória. Primeiro, em cima do minuto 90, o guardião fogaceiro desviou pela linha final um remate de muito longe, mas traiçoeiro, de um opositor e pouco depois fez uma extraordinária defesa após um cabeceamento à queima-roupa de João Pedro na sequência de um canto. Este foi o último lance digno de registo, terminando o jogo pouco depois com a vitória do Feirense por uma bola a zero e que coloca os azuis no segundo lugar do grupo atrás do líder, o Marítimo.
Conferência de imprensa
“O segredo da vitória foi o grupo. Esta foi a vitória mais saborosa desde que estou no Feirense. Apesar das mexidas na equipa os jogadores deram uma demonstração tremenda. Uma família e um grupo forte veem-se nestes jogos. Jogamos com nove jogadores da formação e acho que mais nenhum clube faz isto”.
Pepa, treinador do Feirense
Taça CTT | Jornada 01
30 Dezembro | Quarta-feira | 20h00
Estádio Municipal de Famalicão
Famalicão, 0 – Feirense, 1
FAMALICÃO: Murta, Daniel (Medeiros, 61’), Jorge Miguel, Luiz Alberto, João Pedro, Lima, Mércio, Mauro (Chico, 61’), Mendes (Éder Diego, 78’), Feliz e Correia
SUPLENTES: Emanuel, Joel, Vilaça, Éder Diego, Chico, Diogo Santos e Medeiros
TREINADOR: Daniel Ramos
FEIRENSE: Dele Alampasu, Serginho (Nandinho, 69’), Mika (Kukula, 45’), Carvalho, Pedro Santos, Micael, Semedo, Jonathan Ñiguez (Fabinho, 72’), Vieirinha, Tiago Jogo e Emma
SUPLENTES: Otávio; Ícaro, Nandinho, Fabinho, Cris, Kukula e Vasco Rocha
TREINADOR: Pepa
ÁRBITRO: Tiago Antunes
ASSISTENTES: Sérgio Jesus e Bruno Trindade
AÇÃO DISCIPLINAR: Cartão amarelo para Semedo (26’), Vierinha (54’), Alampasu (77’) e Pedro Santos (90+2’)
MARCADORES:
0-1 Micael (50’)