NOTA DE IMPRENSA 19 DE SETEMBRO

NOTA DE IMPRENSA
19 setembro 2020

A Assembleia Geral que se acabou de realizar teve como único ponto de discussão o esclarecimento aos Sócios da relação entre o Clube Desportivo Feirense, a SAD e a empresa Tavistock Global Resource, Ltd, acionista maioritária da SAD.
Cumpre-nos informar os seguintes pontos sobre este tema:
No contrato assinado aquando da alienação dos 70% da nossa SAD, ficou acordado o pagamento de uma verba mensal de 12.500€ para a utilização das nossas instalações e viaturas. Esta obrigação deixou de ser cumprida pela SAD em Janeiro de 2020, acumulando-se atualmente a dívida no montante de cerca de 218 mil EUR. Apesar de insistentes contactos e tentativas de cobrança, esta dívida não foi ainda saldada.
O mesmo contrato determina que, nas épocas em que o Orçamento da SAD for deficitário, a Tavistock deve entregar uma garantia bancária ou fazer um depósito no montante do valor em défice. Os saldos negativos tiveram lugar nas duas últimas épocas desportivas (2019-20 e 2020-21), porém, a Tavistock não regularizou esta situação. O Clube fez diversas tentativas de contacto com a Tavistock, através de cartas registadas enviadas para a morada referida no Contrato, sendo que a última foi devolvida, por aquela empresa estar em parte incerta; esta carta foi direcionada novamente para a Administração da SAD, que tem dois administradores indicados pela Tavistock.
Uma outra cláusula determina a prestação de garantia bancária ou depósito em caso de compromissos plurianuais, mas a Tavistock também não prestou estas garantias.
Está também contratualizado um compromisso da SAD de, por cada época na I Liga, emprestar ao Clube uma determinada verba para obras de melhoria das infra-estruturas. Este compromisso não foi cumprido na última época em que isso sucedeu, 2018-19.

Acresce que esta Assembleia Geral foi pedida pela Administração da SAD, “por ser importante explanar aos associados as dúvidas atuais “. Surpreendentemente, a SAD declinou, já nesta semana, a sua participação e da Tavistock. Contudo, a Assembleia Geral cumpriu a missão de esclarecer os Associados, através das explicações do Presidente da Direção, Rodrigo Nunes, e do período de perguntas e respostas que se seguiu.
É de ressalvar que o CD Feirense demarca-se e é totalmente alheio às notícias vindas a público, recentemente, que envolvem o nome da SAD.

Os Órgãos Sociais do Clube Desportivo Feirense