shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : 0.00 
Ver Carrinho Check Out

Notícia

DISCURSO PRESIDENTE – XIX GALA CD FEIRENSE

𝗗𝗜𝗦𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗣𝗥𝗘𝗦𝗜𝗗𝗘𝗡𝗧𝗘

“Boa noite a todos

Antes de mais, quero agradecer a presença do:

– Do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sta. Maria Feira, Dr. Emídio Sousa e do Vereador do Desporto, Sr. Mário Jorge Reis.
– De todos os presidentes ou representantes das Federações e Associações.
– Dos nossos patrocinadores e parceiros.

– De todos os meus colegas dirigentes e colaboradores, atletas e todos os feirenses

É com grande satisfação que retomamos a realização das nossas galas. Dois anos de covid, deixou-nos desde 2019, providos da maior festa de exaltação ao espírito Feirense.
Neste demorado e triste período, muita coisa aconteceu.
Podíamos lamentar-nos e ter regredido, reduzindo as modalidades e os atletas em competição.

Podíamos ter mantido o que já tínhamos, e já seria um feito extraordinário, ou arranjar desculpas para não evoluir e não vencer.

𝗠𝗮𝘀 𝗻𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰𝗲𝘂!

Com um grande trabalho de todos nós e com a resiliência de treinadores e atletas, continuamos a crescer.
Nunca nos lamentamos nem regredimos, pelo contrário, motivamo-nos diariamente e evoluímos constantemente.

Aumentamos o número de modalidades e atletas em competição e, acima de tudo, não arranjamos desculpas, mas antes procuramos sempre soluções e, hoje, o Feirense é muito mais do que já o era em 2019.

Se nessa altura tínhamos cerca de 700 atletas, hoje somos mais de 1.200 e criamos mais três modalidades aumentando-as para doze. 150 treinadores e mais de uma centena de dirigentes e colaboradores trabalham diariamente com o objetivo de ajudar a educar e a manter uma progressão constante na sua atividade lúdica e desportiva.

Claro que numa Associação Desportiva e em competição constante, o que nos dá notoriedade é o sucesso desportivo das nossas modalidades e dos nossos atletas, mas mesmo neste campo só nos podemos sentir muito orgulhosos:

– Fomos coletivamente campeões regionais e nacionais em várias modalidades;
– Tivemos atletas campeões regionais, nacionais e mundiais e várias chamadas às Seleções Nacionais;

– No Ciclismo e no Atletismo, andamos por Portugal e pela Europa, em várias provas com transmissões televisivas, levando o nosso bom nome e o nosso “Castelo ao Peito” a todo o mundo.

Nesta noite de festa, damos os parabéns aos galardoados. Premiamos hoje o mérito e o amor de alguns ao clube. Foi difícil a escolha. Muitos outros mereciam também vencer, mas acima de tudo ganhou o Feirense e a sua cor ficou ainda mais azul e cintilante.

Parabéns também aos nossos sócios, que pela sua filiação ininterrupta de mais de 25 e 50 anos, receberam os seus emblemas de prata e de ouro.

Além das modalidades, dos atletas e das vitórias, as nossas excelentes infraestruturas também não pararam de crescer e melhorar.

Nesses tempos difíceis e de grandes condicionalismos, fez-nos, também aí, evoluir. As melhorias no nosso estádio e no nosso Complexo Desportivo foram uma constante.

Mas chegados aqui e conseguindo tudo isto, mesmo com as enormes dificuldades já referidas, o que nos reserva o futuro?

Por responsabilidade nossa, a exigência dos Feirenses vai aumentar e a dos pais dos nossos atletas também. Mas garanto-vos que a exigência de quem lidera este projeto há mais de vinte anos, com a ajuda de todos os dirigentes, vai manter-se!

Não podemos desistir agora, há tanto ainda para fazer. Vamos continuar a falhar algumas vezes, é certo, mas afianço-vos que a nossa dedicação e a procura de novos desafios, manter-se-ão.

Sabemos o que temos e o que somos. Mas sabemos também o que queremos ter e o que queremos ser. O tempo em que o objetivo era sermos os melhores da nossa terra, já lá vai. Hoje, tal como no futuro, queremos ser uma das maiores referências desportivas do nosso País.

Mas para isso precisamos de manter e aumentar o apoio dos nossos patrocinadores e parceiros, que têm tido um papel fundamental no nosso crescimento. As exigências deles são mais do que as nossas, e nós devemos acompanhá-los e ajudá-los a valorizar constantemente as suas marcas e produtos.

Todos nós temos a nossa vida profissional fora do Feirense, ainda não temos todos os departamentos profissionalizados, mas terá que ser esse, o caminho a seguir.

Por tudo isto, precisamos de melhorar e aumentar ainda mais as nossas infraestruturas.

No nosso Complexo Desportivo, precisamos de construir mais um pequeno relvado e outro de maiores dimensões; terminar o edifico da ala nascente, onde uma parte servirá de apoio ao futebol profissional; aumentar as instalações da nossa escola “Mente Feirense” que é um sucesso desde a sua fundação; e, fundamentalmente, construir o nosso pavilhão para albergar, no mesmo espaço, todas as modalidades que promovemos.

Se, já em 2002, sonhando com a dimensão do Feirense de agora, adquirimos 11 hectares de terreno, onde construímos 6 relvados com um projeto para mais dois, uma piscina, dois ginásios e uma área coberta com cerca de 10.000 m2, onde existem 20 balneários e um sem número de salas e gabinetes de apoio. Para albergar todas as nossas modalidades de pavilhão, não é apenas um que nos satisfará.

Por isso, queremos construir, não um, mas seis espaços de treino e de jogo, para que todos os nossos atletas dessas modalidades possam praticar o seu desporto favorito no mesmo espaço.

Senhor Presidente da Câmara, Doutor Emídio Sousa, Senhor Vereador do Desporto, Mário Jorge Reis, eu sei que isto parece uma loucura e uma obra megalómana, já outros pensavam assim em 2002, mas o nosso passado recente e a obra já feita permite-nos pelo menos, mantermos a nossa ambição e a certeza que somos capazes. Sei que teremos da vossa parte e da nossa autarquia um apoio incondicional, porque só assim, o sonho de todos os feirenses, dos nossos atletas e dirigentes, será uma realidade.

Obrigado Presidente e senhor Vereador, pela vossa presença.

Obrigado Patrocinadores e parceiros.

Os nossos atletas e todos os Feirenses estão-vos inteiramente gratos.
Viva o CLUBE DESPORTIVO FEIRENSE!”